loader image

ESCAPE

ESCAPE – Encouraging the use of SCenic Arts in Prisoners’ Education é um projeto incentivado pela União Europeia através do programa Erasmus +, que é encabeçado por organizações de três países diferentes (Portugal, Itália e Espanha). O objetivo do ESCAPE é maximizar o uso e o impacto das artes cénicas, nomeadamente o teatro, a dança e a música, nas estratégias e práticas educacionais nos sistemas prisionais

A organização Líder do projeto é o Nuovo Comitato Comitato Nobel Per I Disabili (Itália) – associação artística e educacional, criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo. São parceiras do projeto as seguintes instituições: ASTA (Portugal), C.E.P.E.R. Alfonso Muriel Centro De Educación Permanente Centro Penitenciario Sevilla I (Espanha) e a Associazione Nuovi Linguaggi (Itália). ESCAPE conta ainda com a colaboração do Teatro Aenigma, o Estabelecimento prisional de Sevilha (Espanha) e do Estabelecimento prisional de Pesaro (Itália).

Resultados previstos

O projeto conta com o desenvolvimento das seguintes Atividades e Outputs Intelectuais:

– Pesquisa para análise de necessidades,

– Desenvolvimento de três currículos (planos de estudos) para a utilização de Teatro, Dança, e Música em conjunto com as disciplinas curriculares.

– Três pequenas publicações das experiências realizadas em Itália, Portugal e Espanha.

– Uma publicação de síntese sobre o projeto ESCAPE.

– Um documentário sobre o projeto.

– Estruturação de uma plataforma de e-learning (que sirva de uma espaço internacional de contacto, discussão e partilha entre técnicos/ formadores/ educadores que trabalhem nas prisões).

– Ferramentas Web: Site e páginas sociais.

– Cursos experimentais nas prisões colaboradoras,

Job Shadowing entre as prisões envolvidas – intercâmbio de formadores e educadores que trabalham nas prisões.

– Eventos multiplicadores: campanhas de comunicação, informação, divulgação das atividades e dos resultados.