loader image

GREEN ETHICS: ARTE COMO MOTOR DE MUDANÇA NAS COMUNIDADES

    A ASTA é um dos 18 parceiros do projeto europeu Green E.Th.I.Cs.-Experiences through Theatre Inspiring Communities, que pretende usar o teatro para sensibilizar as comunidades para as questões ambientais, incentivar o pensamento crítico e promover comportamentos mais sustentáveis e uma atitude mais proactiva nos cidadãos relativamente ao Green Deal (Pacto Ecológico Europeu).
    O projeto, cofinanciado pelo programa Europa Criativa da UE, prevê a realização de workshops e performances, que abordarão temas críticos como a escassez de água, o desperdício, o aquecimento global, a poluição, a eco-ansiedade, a legislação europeia no âmbito da sustentabilidade…

    Através da linguagem e ferramentas de teatro (e de outras artes), alertaremos para diferentes problemas, sugerindo formas de os mitigar. Estes quadros temáticos integrarão a performance final a apresentar em cada país: o Jogo ao Vivo Green ETHICS . Estão previstos 11 espetáculos em Portugal.
    Será usada a metodologia do teatro social e comunitário, que recorre a jogos e atividades teatrais, usando mente e corpo, para gerar uma atmosfera criativa, lúdica e de confiança, permitindo ao público sentir, explorar e interiorizar a mensagem, bem como participar ativamente na atividade. Graças à mensagem artística é possível transmitir conceitos científicos de forma simples.
    O projeto propõe dois formatos inovadores: Jogo ao Vivo Green Ethics – Espetáculo de Teatro Interativo e Teatro a Pedal – protótipo de bicicletas que geram eletricidade para alimentar a performance.
    O Teatro Jogo ao vivo é baseado no Jogo da Glória/Ganso. Pretende-se que as equipas se divirtam e ganhem consciência sobre as alterações climáticas. Haverá uma versão tabuleiro do jogo, que a ASTA ativará junto de 100 comunidades através da realização de Showcases. Haverá também uma versão digital, podendo ser jogado em ambiente escolar ou comunitário por grupos que queiram trabalhar de forma lúdica conteúdos de sustentabilidade.
    O projeto Green Ethics envolve mais de 100 profissionais, prevê 30 workshops comunitários, 120 espetáculos, 1200 Jogos de Tabuleiro e chegará a pelo menos 45 mil pessoas.

     

    https://greenethics.eu/ | Showreal Green http://bit.ly/47vrFzw