loader image

IIES RECICLARTE

IIES ReciclArte é um projeto intermunicipal que tem como investidores sociais o Município da Covilhã, o Município de Fornos de Algodres, o Município de Gouveia e o INCIPIT-PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS, LDA (Investidor Privado).

O projeto, que decorre entre julho de 2020 a dezembro de 2022, tem como premissa base a sensibilização do público escolar dos municípios parceiros, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, para as questões ambientais através das Artes Plásticas, do Teatro e da Música.

O projeto tem como objetivos:

– Estimular a concentração e dedicação dos jovens para a escola e para o ensino formal;

– Fomentar a consciência social e de cidadania dos jovens abrangidos, evidenciando o seu potencial enquanto agentes de mudança social;

– Oferecer um espaço para a fruição cultural e expressão artística em territórios de baixa densidade;

– Consciencializar a comunidade para a temática ambiental, apresentando meios de valorização de resíduos e comportamentos ambientalmente responsáveis a ter.

Propõe-se alcançar os objetivos acima referidos através de atividades de formação (oficinas) e sensibilização, que culminarão na conceção e desenvolvimento de nove resultados nos campos artísticos em foco:

3 Espetáculos de Teatro originais com enfoque na temática da proteção ambiental (1 por Município);

3 Garbage Orchestras: grupos musicais de jovens com instrumentos produzidos a partir do lixo (1 por Município);

14 Obras de arte plástica feitas a partir de lixo (1 por Município)

            3 Documentários (1 por área artística)

Para consultar o catálogo resultado da primeira fase do projeto clique aqui: https://issuu.com/reciclarteasta/docs/cat_logo_reciclarte_1

Teaser ReciclArte: https://vimeo.com/551535767